segunda-feira, 31 de maio de 2010

Exposição VISIONAIRE

A Pixel foi conferir a exposição 'VISIONAIRE para Todos os Sentidos' que acontece até 13 de junho no Instituto Tomie Othake em São Paulo.



A revista novaiorquina que completa 20 anos, aponta as últimas tendências em arte, moda, fotografia e design. Destaca-se principalmente por sua capacidade constante de reinvenção.

Cada edição recebe um formato e tema diferente e como resultado de parcerias com artistas e empresas de renome mundial são criadas verdadeiras obras de arte. Sua publicação acontece somente 3 vezes ao ano em tiragens limitadas, que vão de 400 a 6.000 exemplares.
A mostra reúne os primeiros 50 números da revista, expostos pela primeira vez num museu de arte.

No centro da exposição o público se depara com um baú gigante da marca francesa GOYARD feito expecialmente para abrigar as primeiras edições da revista, verdadeiro item de colecionador!

A exposição também mostra a recente parceria da revista com a empresa IFF (International Flavors & Frangances Inc.) onde fotógrafos e perfumistas se uniram para interpretar através de imagens e aromas temas como: frio, violência, tristeza, fome...

Vale a visita!

Instituto Tomie Othake
Rua dos Coropés, 88
Terça a domingo das 11 às 20 horas
Entrada gratuita

Novo Museu em Roma


A capital italiana acaba de ganhar mais uma atração para os amantes da arte e arquitetura.

Ontem (30 de Maio), após três dias de eventos foi inaugurado o MAXXI (Museu Nacional das Artes do séc. XXI). O museu que foi criado para promover arte e arquitetura do século 21 é uma dedicação a criatividade contemporânea.

O projeto do museu assinado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid consiste de salas enormes em concreto armado, com as formas impactantes que são características de Hadid, também privilegiando a luz a natural.

Para a inauguração foram programadas 4 exibições: (1) 'Spazio' com 80 obras do acervo permanente do museu, (2) do escultor italiano Gino Dominicis 'L'Immortale' e dos artistas (3) Luigi Moretti e (4) Kutlug Ataman.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pixel Indica:

Na semana passada 5 quadros, incluindo um Picasso, Modigliani e Matisse foram roubados do Museu de Arte Moderna de Paris. A modelo Kate Moss também teve sua obra do artista de rua Banksy roubada de sua casa enquanto dormia.
Cenas como essas não são agradáveis na vida real, mas com certeza são muito divertidas na tela! Aproveitando a onda de crimes, ai vão algumas dicas de filmes sobre roubo de arte:
René Magritte 'le fils de l'homme'
-THOMAS CROWN A Arte do Crime, com o ex James Bond Pierce Brosnan e Rene Russo
-ENTRAPMENT, também com o ex James Bond Sean Connery e Catherine Zeta Jones
-OCEAN'S 12, com Brad Pitt, Julia Roberts, Matt Damon ....
-HUDSON HAWK, com Bruce Willis

Ainda em tempo de alugar para o final de semana!

Hotel das cores


A empresa Pantone Inc. que há 45 anos revolucionou o mundo das artes gráficas com o lançamento do PANTONE MATCHING SYSTEM, inaugurou um hotel colorido em Bruxelas.
Graças a criação da escala PANTONE, onde cada cor é representada por um número, artistas gráficos, arquitetos, designers e fabricantes de tinta podem reproduzir cores precisas de qualquer lugar do mundo.

Nos últimos tempos a empresa lançou o universo pantone que foca no nicho comercial e vem aplicando sua propriedade de cores em diversos objetos. O Hotel Pantone é o mais novo e ambicioso projeto da marca.
Os designers Michel Penneman e Oliver Hannaert deram como base para a decoração a cor branca, remetendo a uma tela onde as diversas nuanças da escala pantone causam um efeito contrastante.

O hotel conta com 59 quartos e para cada andar foi dada uma cor; Assim o hóspede pode escolher o andar/cor que mais combine com seu humor e propósito de viagem.
imagens @ pantonehotel.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pixel na CASA COR 2010

Acontece até o dia 13 de julho no Jockey Club de São Paulo a CASA COR 2010 e quem estiver passando por la, pode conferir os quadros da Pixel que foram usados pelo arquiteto Toninho Noronha para o espaço da designer textil, que aliás ficou lindo!!!

O arquiteto selecionou a série que o artista Stephane Goddard fez para a Louis Vuitton. Cada um mede 80 x 30 cm e fazem parte de uma edição de 20.



terça-feira, 25 de maio de 2010

Kate Moss na Christie's

imagem @ christies

Vai a leilão na Christie's de Londres o retrato de Kate Moss. A modelo é um dos símbolos mais duradouros do ideal de beleza da nossa época.

A obra "Kate Moss greatly enlarged contact sheet, 1993" do fotógrafo americano Albert Watson tem 2,13 m de altura e consiste em 14 fotos individuais da modelo nua em preto e branco, quando ela tinha apenas 19 anos.

O leilão da Christie's enfatiza o crescimento do mercado de fotografia de moda, que tinha originalmente como foco o mercado comercial.
Baseada na estimativa de USD 43.000, parece que os colecionadores podem dar mais atenção a esse estilo de fotografia antes exclusivamente destinado as páginas das grandes revistas de moda.
Para mais informações acesse http://www.christies.com/

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O anônimo mais famoso do mundo...

O grafiteiro Banksy que prefere viver no anonimato andou aparecendo recentemente em Boston, Nova Iorque e Detroit, isso pois esta promovendo seu novo filme 'Exit Through the Gift Shop', documentário sobre street art (arte urbana). No site do artista ja é possível conferir um preview do filme e as datas e locais de estreia.

Durante sua breve passagem pelas cidades norte-americanas foram avistados novos trabalhos do artista que desencadearam debates sobre street art:

Na parede de um restaurante na Chinatown de Boston sobre a frase já existente 'FOLLOW YOUR DREAMS', Banksy estampou a palavra 'CANCELLED'.


imagem@bostonglobe

...em Detroit, o recente trabalho de Banksy gerou controversias quando a 555 Nonprofit Gallery (Galeria sem fins lucrativos) "raptou" a parede com um menino pintando a frase 'REMEMBER WHEN ALL THIS WAS TREES' (Lembram quando tudo isso eram árvores). A galeria agiu de modo a preservar o trabalho do artista, ja que a parede estava praticamente ruindo e assim iniciou o debate sobre a real propriedade dessa "obra" e das obras street art em geral.

imagem@freep.com

... enquanto isso em Nova Iorque, foram avistados trabalhos novos do artista em Chinatown, Distrito Financeiro e Soho, mas a grafitada que gerou tumulto foi a do Brooklyn que amanheceu com a frase 'FREE HENRY-POSTER BOY' (libertem Henry-menino do poster) por cima! A frase faz referência ao artista de rua Henry Matyjewicz condenado a 11 meses de prisão. Grafiteiros locais foram acusados mas negaram autoria...

imagem@wallstreetjournal

Parece que por onde o artista passa gera notícia...Continue aparecendo Banksy!! A Pixel adora!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

The Rape of Africa

'the rape of africa', 2010
imagem @ david lachapelle


O fotógrafo norte-americano David LaChapelle realiza sua primeira exposição em Londres na galeria robilant+voena.
LaChapelle deixa de lado seu foco fashion por qual é mundialmente conhecido e o redireciona para as artes, recriando cenas icônicas com celebridades atuais.

A imagem acima é uma imagem solo, ou seja, não faz parte de uma série. 'The Rape of Africa' é uma crítica ao consumismo obsessivo da sociedade ocidental e suas consequencias na África.

Tendo como inspiração a imagem 'Venus and Mars' do renascentista Sandro Botticelli, o fotógrafo coloca a modelo Naomi Campbell como a figura de Venus sob os temas de conquista e roubo. Também integrados na fotografia os visuais da mineração ilegal de ouro e diamantes.

'venus and mars', cerca de 1485

LaChapelle explora na obra de Botticelli temas ainda atuais como, guerra, ganância, amor e beleza.

Na exposição também estão seis obras da série 'Jesus is my Homeboy', que da continuação ao tema de acomodação e consumismo da sociedade.



'anoiting', série jesus is my homeboy, 2008
imagem @ david lachapelle


'evidence of a miraculous event', série jesus is my homeboy, 2008
imagem @ david lachapelle

38 Dover St. - Londres

exposição até 23 de Junho

Heart Art for Haiti


A Heart Art Productions inaugura hoje um leilão de arte online em prol das vítimas do Haiti. O grupo reuniu obras doadas por vários artistas emergentes e todos os fundos arrecadados serão revertidos para os Médicos sem Fronteiras.
O leilão inteiro será feito online através do site: http://benefitevents.com/auctions/heartforhaiti

As obras também ficarão expostas na Aperture Gallery em Nova Iorque no dia 16 de Junho onde o público poderá visualizar as obras e acessar o site para participar do leilão em quiosques instalados dentro da galeria.

A artista da Pixel Tatiana Arocha doou a obra (abaixo)
"Red Yellow Sun".


Bilum Bags


Stephane Goddard (querido artista da Pixel) acaba de criar uma linha de bolsas.
Todos os modelos são feitos a mão na França a partir de materiais reciclados e fazem parte de uma edição limitada!

Estão a venda nas lojas Le Printemps, Klay e Colette.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Novidade na Pixel - Lesja Chernish



Acabam de chegar na Pixel as ilustrações da artista russa Lesja Chernish.
Suas ilustrações recentes mostram as diferentes facetas femininas.
A obra acima é entitulada "Anna" e faz parte de uma edição de 50.

Confiram outras imagens dela no site!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nova empreitada de Vik Muniz


Vik Muniz, ja é mundialmente conhecido pelo seu trabalho com mídias e materiais diversos e agora ataca de roteirista do seu primeiro filme ainda sem data prevista para lançamento.

O filme se trata da fascinação brasileira com as telenovelas e ja está fechada a parceria com a produtora brasileira Conspiração.

Vamos esperar pra ver!!!

"Skin Fruit" por Jeff Koons


Acontece até o dia 6 de Junho no New Museum em Nova Iorque a exposição "Skin Fruit, Selections from the Dakis Joannou Collection".

Seguem as razões pelas quais essa exposição é imperdível:

1- A exposição consiste na mostra da coleção do grego Dakis Joannou, pela primeira vez exibida nos EUA. Joannou é um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do mundo! Sua coleção conta com mais de 1500 trabalhos de 400 artistas.

2- O renomado artista Jeff Koons não só é o curador convidado da exposição, como foi o artista que inspirou Joannou a iniciar sua coleção em 1985;
Inclusive a obra de Koons que inspirou o grego, "One Ball Total Equilibrium" é a única das 40 obras que Joannou possui do artista na mostra (foto abaixo).

3- Está rolando um bafafa no mundo das artes criticando o museu em dar tanta autonomia a um membro da diretoria (Joannou é um dos membros da diretoria e trustee do museu); ja que a coleção só vai valorizar após a exposição...

O título "Skin Fruit" remete ao gênesis, evolução, sexualidade e à tensão entre interior e exterior.





New Museum - 235 Bowery St.

O Fantástico Mundo de Tim Burton


Infelizmente acabou a exposição de Tim Burton entitulada "Shadows and Reflections" no MOMA em Nova Iorque, mas oque a Pixel achou incrível foi a bem sucedida tentativa da equipe de design gráfico do museu em traduzir para a realidade o mundo ultra criativo do artista.

A tarefa mais desafiadora da equipe foi sugerida pelo próprio Tim Burton; Transformar o desenho acima (a direita) numa escultura tridimensional que funcionasse como entrada para a exposição.

Tim Burton é quase que exclusivamente conhecido pelo seu trabalho cinematográfico e a exposição visou introduzir o público ao seu processo de criação através de 700 obras que incluiram: desenhos, bonecos, maquetes, filmes, fotografias, quadrinhos e os skethbooks do artista.




Fotos tiradas do site do MOMA

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Salvos pela DROOG !!!

A DROOG, empresa holandesa de design conceitual "salvou" 5.135 itens de empresas que foram a falencia.
Segundo pesquisa, todo mês cerca de 500 companhias vão a falecia na Holanda, e para onde vão seus produtos? Vão a leilão!!
A DROOG teve uma super idéia de convidar 14 artistas para re-interpretar esses produtos, criando peças de design que foram apresentadas no salão internacional de Milão.
Dentre os itens salvos estão: Lenços de seda, mesa de jantar, bandejas de metal, saleiros, espelhos, talheres, cerâmicas, cadeiras, colheres de pau, pratos, copos, vasos, carteiras, dentre outros...

A iniciativa visa celebrar o potencial de design em peças consideradas como “restos”.

Selecionamos nossos preferidos abaixo:

Espelho para se ver colorido


Lenços de seda viram quadrinhos


Mesa "read before you eat"